8.27.2010

Liberdade ou Prisão?


"O medo é a única prisão, e a única verdadeira liberdade consiste em viver livre de medo."
Seguindo esta ideia nunca seremos verdadeiramente livres, nunca.
A liberdade acaba por se revelar o quê afinal? Poder voar sem ter asas? ; Poder fugir encarcerado numa prisão? ; Poder gritar sem ninguém ouvir? ; Poder morrer sem nunca deixar de viver?
É a isso que chamam "liberdade"? À imaginação das pessoas, à nossa bolha invísivel que ninguém pode ultrapassar sem a nossa autorização, à privacidade que existe na nossa mente?
E a liberdade de sermos livres fisicamente, não dar explicações a ninguém, fugir e dar a volta ao mundo sem preocupações, sem medos, sem nada que nos atrapalhe.
realmente apenas deve existir uma liberdade "semi-verdadeira" : aquela que existe apenas na nossa mente, nem é liberdade é só privacidade.
Então ficamos mais uma vez na dúvida: será que há mesmo uma coisa de que muitos falam mas nenhuns vivem, a que chamam "Liberdade"?
Nunca ninguém está livre, de medos, inseguranças, preocupações, fardos e tudo mais.

1 comment:

Bicho do Mato said...

Acredito que, enquanto estivermos condicionados, por seja lá o que for, nunca seremos livres. E vivendo em sociedade, limitados por regras e condutas, bem, não somos livres assim. O que, até nem pode ser algo muito mal, considerando o calibre das pessoas que palmilham esta terra.